GORDURAS DO BEM E DO MAL

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE FAÇA A MELHOR ESCOLHA

Alimentação saudável não combina com gordura, certo? Errado. Gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Fazem o corpo aproveitar melhor as vitaminas dos alimentos, participam na formação dos hormônios e das células, protegem órgãos vitais, ajudam a manter a temperatura corporal, fornecem energia e, no caso da mulher, influenciam na fertilidade.
Então, as gorduras estão liberadas para consume? Não é bem assim. Existem vários tipos de gordura. É preciso diferenciá-las para aproveitar seu benefícios.
MONOINSATURADA
De origem vegetal. são encontradas principalmente no azeite e em frutas como o abacate. É do time das gorduras do bem, porque ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Mas,
GORDURA TRANS: CONTROLE O CONSUMO
É um tipo de gordura usada para melhorar o consitência de alimentos industrializados e aumentar a sua vida útil. Seu consumo excessivo aumenta os níveis de colesterol e de açucar no sangue. Por isso, muitos fabricantes já estão deixando de usá-la. Você deve ficar atenta ao consumo de gordura trans. ele não deve ultrapassar 2 gramas por dia. Para controlar a quantidade, consulte a tabela nutricional que vem impressa nas embalagens do produto. Se ele contiver gordura trans, a quantidade estará indicada na tabela nutriconal.
1 porção média de batata frita de lanchonete - 8g
1 fatia (80 g) de bolo industrializado - 4,5g
6 biscoitos cream craker - 4,1g
1 barra de chocolate - 3g
1 bola de sorvete - 1,6g
1 colher (chá) cheia de margarina comum - 3g

Cuidado para não exagerar. Gordura é caloria e engorda.
POLIINSATURADA
Outra gordura do time do bem. O famoso Ômega 3 faz parte dessa família de gorduras. Na natureza, o Ômega 3 é encontrado em todos os alimentos que vem da água - peixes de água fria principalmente -, e em grãos como o de soja de de canola. Ele também ajuda a combater os níveis de colesterol.
SATURADA
São as gorduras de origem animal. Manteiga, leite, carne vermelha têm grande teor dessa gordura. Ela ajuda a proteger os órgãos. Em  compensação, está associada à doenças do coração. Por isso, deve ser consumida com  moderação.
A dieta normal de um adulto com cerca de 2000 calorias deve ter 30% de gorduras, ou cerca de 66 gramas do nutriente. Confira a quantidade de gordura destes alimentos:
Queijo amarelo (1 fatia grossa) -13g
Amêndoa (10 unidades) -12g
Salmão (1 posta de 100g) -10g
Manteiga (1 ponta de faca) -10g
Filé mignon (1 bife de 100g) -9g
Abacata (1/2 xícara) -8g
Azeite (uma colher de sopa) -7g
Leite integral (1 copo) -7g
Leite semidesnatado (1 copo) -5,5g
Ovo (1 unidade) -5g
fonte Livro Alimenta Bem

Postagens mais visitadas