WHOOPIE PIE - SANDUÍCHES BOLO - SENSAÇÃO AMERICANA QUE CHEGA AO BRASIL


google
Whoopie pie é uma sobremesa tipicamente americana, criada nos Estados Unidos, que mais lembra um mini bolo ou um biscoito recheado. Diz a lenda que as mulheres Amish colocavam esses pequenos bolinhos dentro das lancheiras de seus maridos quando eles iam para a fazenda trabalhar. Quando os fazendeiros encontravam essas delícias dentro da lancheira eles gritavam “WHOOPIE”!
google


Esses sanduíches doces são tradicionalmente recheados com  butter cream, um creme de manteiga que agrada bastante aos americanos mas faz os brasileiros torcerem o nariz.

Os whoopies estão dividindo espaço com cupackes e bombons bolo em docerias americanas e inglesas a ponto de se acreditar que o whoopie é o novo sucessor dos cupakes. “O cupcake está morto. Longa vida ao whoopie”, diz a manchete do jornal britâncio The Times Sun. A reportagem acrescenta ainda que eles invadiram as confeitarias mais chiques de Londres e ganham cada vez mais espaço.

A nova onda é justificada em parte pela famosa doceria Magnolia Bakery, de Nova York, ter incluído o whoopie no cardápio há alguns anos atrás. Para o The New York Times, não interessa muito se ele é uma torta, um biscoito ou um bolo, mas que está vivendo um momento especial. Em algumas confeitarias nova-iorquinas.

google
Aqui no Brasil, uma das pioneiras na produção do sanduíche-bolo é a chefe dona da La Vie en Douce, Carole Crema. Ela vende os whoopies em três sabores na doceria.
“O whoopie é mais uma maneira de comer um pedaço de bolo”, define. Para ela, os sanduíches devem apenas incrementar as vitrines das docerias.

“Da mesma forma que os cupcakes não mataram os bolos tradicionais, a nova moda não deve abalar a fama dos cupcakes”, explica. “Tem espaço para todo mundo que faz um produto bom com matéria-prima de qualidade”, complementa.

Carole alerta que não basta copiar as versões americanas. “É preciso ter esse cuidado de fazer uma adaptação para o paladar brasileiro, que não aceita butter cream mas adora brigadeiro”.
google

Para ela, é possível que o docinho siga a trilha do cupcake, mas dificilmente vai desbancar o quitute preferido no país. “É gostoso e novidade, o que tem ajudado essas novas modas é exatamente essa ânsia das pessoas por coisas novas, por experimentar”.

Para conferir se realamente são bons, trago a receita em várias versões. RECEITAS



FONTE:
http://www.icouldkillfordessert.com.br
http://exame.abril.com.br/

 

 

 

 


Postagens mais visitadas