CupCake X Muffin

Chegando um friozinho aqui em São Paulo, antiga terra da garoa, e eu como boa paulistana, adoro café com leite, pão com manteiga e uma bela fatia de bolo, aquele bolo simples, sem recheio e cobertura, o bolo de lanche da tarde, sabe!

E numa destas tardes geladas, conversando com uma cliente sobre minha preferencia citada acima rsrsr...

Ela contou que adorava fazer bolinhos individuais para tomar com uma boa xícara de chá, mas que nunca soube qual era a diferença entre cupcakes e muffins, para ela, eram todos iguais!

Trabalhando com culinária, criando e descobrindo novos sabores, percebi que também sou  fã e sempre fui, desses bolinhos  e que no começo, também não sabia se eram cupcakes ou muffins.

  O que sabia... É que eram saborosos!! e com café com leite então, nem se fala!

Mas... Fui buscar receitas... E fazer para entender.

A base é a mesma, massa de bolo, onde colocamos pequenas porções  em forminhas de papel e levamos ao forno em uma assadeira própria,  sabemos que estão prontos, quando espetando um palito, esse sai limpinho.


Para se fazer os cupcakes, a massa deve ser leve, macia e adocicada, depois de assados, esperamos eles  esfriarem, fazemos um orifício bem no centro dos bolinhos, tirando um pouquinho da massa e colocando um  recheio. Para finalizar, decoramos com uma cobertura. Tanto o recheio quanto a cobertura são livres, podendo usar a criatividade e o bom gosto.


E para fazermos os muffins, o processo é o mesmo do cupcake, usamos uma massa de bolo, só que menos adocicada, podendo incorpora à massa, frutas secas, castanhas, gotas de chocolate...  Não há recheios e nem coberturas.

Muitos fazem os muffins com massa salgada e eu particularmente, acho que ficam muito saborosos! Como fazer? Simples, massa de torta de liquidificador.

Há três maneiras que costumo fazer:

 - Misturo o  recheio à massa,  coloco até a metade das forminhas,

- Coloco pequena porção de massa na forminha, salpico o recheio por cima ou...

- Coloco o recheio no fundo da forminha e depois, pequena porção  da massa por cima.

 Levado para assar em assadeira própria no fogo médio.



A culinária é uma arte!

Depois dessa conversa, com minha cliente,
fui buscar imagens pra ilustrar a página da
 Doce'Arte Brasil e escrever essa matéria aqui
no blog.


 


Um beijo

Culinarista Elaine Saes

Ah!** as imagens são ilustrativa os  muffins são de Martha Stewart.

Postagens mais visitadas