O bolo ficou fundo no meio


Há tantos anos fazendo bolos... Cada bolo, um desafio e um aprendizado. Com boa vontade todas às vezes que tirava um bolo do forno, me orgulhava e dizia: - Que Lindo!

Depois de tanto tempo de forno e fogão, estava me sentindo experiente já.

Mas nem sempre são flores, não é mesmo rsrs..., e quando menos se espera! O Bolo te decepciona... Verdade!

Foi justamente isso que aconteceu comigo em um belo dia com três encomendas de bolos!

Logo pela manhã, organizei minha casa, preparei a cozinha para trabalhar na Doce Arte Brasil, reuni todos os ingredientes encima da mesa, como sempre faço, para que não aconteça de  esquecer nada e pronto! devagarinho vou aprontando minhas delicias.

A disposição era tanta, que  neste dia acabei colocando minhas duas batedeiras, a mais nova e a antiguinha rsrs... Para trabalhar.

Da mesma forma, usei os dois fornos, o elétrico e o a gás, tudo para que meu trabalho rendesse.

E quando tirei os bolos dos fornos... Uma surpresa... Meus bolos estavam com fundo no meio. Nossa! Me espantei! (Vejam só)

Achei que fosse o fermento... Abri novo fermento,  bati outras massas, coloquei nos fornos,
Na hora de tirar do forno... De novo! As massas estavam fundas no meio. Aí já achei que fosse alguma energia ruim rsrs... Rezei... E corri para a internet tentar descobri o que estava acontecendo.

  • Encontrei que poderia ser o fermento vencido (não era o caso)

  • Poderia ser o forno muito quente (fui conferir)

Repeti novamente... (bati outras massas, coloquei nos fornos) para meu espanto, tudo se repetiu. Massas com buraco no meio.

Bom, restando um último pacote de farinha e seis ovos, eu estava quase desistindo e deixando tudo para fazer no dia seguinte bem cedo, quando algo me chamou à atenção, olhei para o pacote de farinha e LI:

 FARINHA COM FERMENTO

Meio cismada que talvez não desse certo, fiz minha ultima tentativa... Mas desta vez não coloquei fermento!

Que alívio. Deu certo!

Então, antes de começar a fazer seus quitutes, olhe o fermento se não está a muito tempo aberto e sem uso, verifica a farinha rsrs... E siga a temperatura correta do forno.

Um beijo

Elaine Saes da Doce Arte Brasil culinária artesanal




Postagens mais visitadas